Bracell inovou com dois camarins especiais no evento, onde convidados puderam criar composições com lenços confeccionados por mulheres de projeto social apoiado pela empresa
Pelo terceiro ano consecutivo, a Bracell participou do Afro Fashion Day, o maior evento de visibilidade da moda negra no Brasil, organizado pelo jornal Correio. Realizado em 1/11, no Terreiro de Jesus (Pelourinho), em Salvador (BA), o evento reforçou o compromisso da Bracell com a diversidade, a inclusão e o apoio social, temas que ganham ainda mais relevância com a chegada da COP30 ao Brasil, que também aborda pautas relacionadas às populações afrodescendentes.
Para fortalecer essa atuação, a Bracell inovou com dois camarins especiais no evento, onde convidados puderam criar composições com lenços confeccionados por mulheres do projeto social Fábrica de Fardamentos, apoiado pela Bracell na Bahia.
Em parceria com o estilista Fagner Bispo, também apresentamos um look masculino em viscose que celebra a beleza, a leveza e a identidade da cultura negra. Este tecido, que também foi protagonista dos lenços distribuídos no evento, tem origem na celulose solúvel produzida pela Bracell Bahia, no Polo Industrial de Camaçari, unindo inovação, sustentabilidade e conectando a indústria à moda.

A presença da Bracell no desfile também está alinhada com nossa jornada interna de diversidade, que busca ampliar os espaços de visibilidade para profissionais negros dentro e fora da empresa. Como parte dessa iniciativa, nasce #AfroFashionDayNaBracell, inspirado no evento. A ação consistiu em levar os camarins itinerantes, apresentados inicialmente no AFD, para as unidades da Bracell na Bahia, incluindo Camaçari, Alagoinhas, Inhambupe, Entre Rios, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos.
“O patrocínio ao Afro Fashion Day é uma oportunidade única de aproximação do nosso negócio com o consumidor final. É uma forma inovadora de exemplificar como a indústria de celulose está presente na vida das pessoas.”, afirma Rudine Antes, diretor geral da Bracell Bahia.
“Acreditamos que celebrar a beleza, a ancestralidade e a representatividade da população negra é importante e faz parte do compromisso da Bracell em manter um ambiente diverso, plural e, principalmente, de respeito”, afirma Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell.