Skip links

Responsabilidade Socioambiental

A Bracell entende que proteger o meio ambiente e a biodiversidade não é apenas uma questão de ética, é o cerne do compromisso da nossa organização com a sociedade. Também percebemos que estes são compromissos vitais necessários para a continuidade de nossas operações.

Esse respeito pelas comunidades e pelo ambiente do entorno é um valor compartilhado por nossos clientes, colaboradores e outras partes interessadas, além de ser um fator-chave que aumenta a viabilidade dos negócios.

Conheça algumas das ações da Bracell para a proteção e conservação ambiental:

A Bracell monitora continuamente a biodiversidade em suas áreas, utilizando a presença de espécies da fauna e flora silvestres como bioindicadores. Este programa visa a melhoria do manejo florestal, minimizando os impactos causados pelas operações e, consequentemente, contribuindo para a preservação da diversidade biológica. Esse monitoramento abrange espécies da flora, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. A ocorrência de um grande número de espécies ameaçadas demonstra a qualidade da biodiversidade no meio ambiente preservado pela empresa.

A Lontra é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de propriedade da Bracell localizada nos municípios de Entre Rios e Itanagra, na Bahia. A propriedade, de 1.379 hectares, é o maior remanescente de mata nativa do litoral norte da Bahia e também a maior RPPN desta região. A Lontra é classificada como uma floresta ombrófila densa, um tipo de vegetação perene com árvores atingindo 40 metros de altura. No local já foram descobertas novas espécies de plantas e avistados animais ameaçados de extinção. Em 2019, a RPPN Lontra recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) por contar com um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Trata-se, ainda, do único posto avançado do estado pertencente a uma empresa privada. Este título representa um reconhecimento internacional das áreas naturais mais importantes do planeta como locais de excelência para pesquisa científica, experimentação e promoção da conservação e desenvolvimento sustentável regional.

Desenvolvimento das comunidades

A Bracell acredita que o desenvolvimento das comunidades no entorno de suas operações é parte do seu compromisso de compartilhar os benefícios de suas atividades com todos os públicos com os quais se relaciona.

Em São Paulo, a empresa mantém o Instituto Lidera Jovem, que trabalha com jovens da região. Na Bahia, o foco principal é dar suporte educacional e profissional às comunidades rurais.

Programa de Educação

Nosso objetivo é fortalecer as práticas educacionais no sistema de ensino público nas áreas operacionais da empresa. Nossos programas educacionais trabalham para melhorar as habilidades mais importantes das comunidades locais, bem como para incentivar a cidadania e a conscientização ambiental.

Dentre os projetos desse eixo estão:

Educação continuada

Elevação de Escolaridade

Parceiros da Escola – Esporte e Música

Parceiros da Escola – Esporte

Parceiros da Escola – Música

Programa de Educação Ambiental

Nosso compromisso com a educação estimulou a formação da consciência ambiental por meio de diversos projetos em conjunto com a rede pública municipal de ensino. Esses projetos incluem:

A Bracell incentiva as comunidades locais a identificar oportunidades de crescimento econômico e criação de empregos, e depois trabalha com indivíduos ou grupos de empreendedores para ajudá-los a montar e desenvolver seus negócios. Esses projetos são:

  • Fábrica de Fardamentos
  • Agricultura Familiar
  • Apicultura
  • Cipó e Piaçava
  • Arte da Vila
  • Costura e Artesanato
  • Capacitação Profissional
  • Resíduos de Madeira
  • Comunidades Tradicionais

Comunidade

A Bracell baseia suas atividades no diálogo aberto e transparente com suas partes interessadas em todos os níveis. Estas iniciativas incluem:

  • Cinema no Campo
  • Mais Cidadania
  • Encontro com Comunidades

A Bracell conta com um programa de visitas por meio do qual recebe centenas de moradores das comunidades vizinhas, de outras regiões e até mesmo de outros estados, todos interessados em conhecer de perto os processos produtivos florestais e industriais da empresa. Há um programa especial voltado para professores e estudantes e a empresa acredita que esta iniciativa fortalece os laços com a comunidade, que passa a compreender melhor seu processo produtivo.

Saiba mais sobre os nossos projetos socioambientais leia nosso Relatório de Sustentabilidade

Programa produtor florestal

Criado para viabilizar a participação dos produtores rurais na cadeia produtiva do eucalipto, o PPF (Programa Produtor Florestal) auxilia a população local a desenvolver negócios florestais.

Por meio dessa parceria, a empresa compartilha sua tecnologia florestal e ajuda os produtores rurais a diversificar suas atividades e aumentar suas fontes de renda com o plantio de eucalipto nas áreas disponíveis de suas propriedades. Parte da madeira é comprada pela empresa para abastecer a fábrica, e o restante é usado pelos produtores de acordo com suas próprias necessidades.

Quem pode participar

Qualquer produtor rural da região de atuação da pode participar do Programa Produtor Florestal, desde que a propriedade:

  • Esteja com documentação fundiária atualizada;
  • Esteja localizada a até 120 km das fábricas da Bracell, em Camaçari e Lençóis Paulista
  • Apresente potencial produtivo satisfatório;
  • Não tenha passivos ambientais;
  • Esteja localizada em região com precipitação pluviométrica (índice de chuvas) acima de 1000mm anuais.

Todos estes aspectos são avaliados a partir de reuniões de representantes da empresa com os proprietários rurais, visitas de campo, análise de documentação do imóvel, medição topográfica, legalização ambiental e processo de averbação de reserva legal e, finalmente, assinatura de contrato.

Benefícios econômicos

O retorno financeiro do Programa Produtor Florestal ao proprietário rural varia de acordo com a distância de sua propriedade em relação à fábrica e o regime de chuvas e o solo onde se localiza o terreno. E não é só o proprietário e a empresa que ganham com o PPF: ele também gera resultados financeiros positivos para os municípios e para o estado, porque aumenta a geração de impostos e de empregos, além de investimentos em infraestrutura.

Todos os custos com o plantio, incluindo serviços e insumos, são financiados diretamente pela empresa.

Benefícios socioambientais

O Programa Produtor Florestal contribui para a manutenção da qualidade ambiental nas propriedades de seus participantes. Isso porque uma das limitações do programa é que as áreas de preservação permanente (APPs), como nascentes e matas ciliares, sejam delimitadas e as áreas de reserva legal sejam registradas.

Além disso, a floresta plantada protege melhor o solo da erosão, com a vantagem de gerar madeira, um produto comercializável que é muito útil em áreas rurais. Plantar árvores também ajuda a absorver o CO2, um dos principais gases que causam o aquecimento global.