Operações Florestais

Processo produtivo do eucalipto
Tecnologia
A atividade de pesquisa florestal tem forte importância estratégica e é responsável pelo desenvolvimento e seleção do material genético de eucalipto que possuem características desejáveis e adequadas para a fabricação de celulose solúvel com alta produtividade em diferentes ambientes e regiões onde são plantados. Além disso, são realizados procedimentos adicionais como testes em diversas condições de campo e a caracterização tecnológica da madeira. Nessas análises, os materiais genéticos aprovados e considerados adequados são liberados para plantio e acompanham o fluxo da operação florestal.
Planejamento Florestal
O planejamento florestal garante o abastecimento da fábrica, além de fornecer direcionadores para a operação florestal. O modelo adotado pela empresa é composto por dois níveis: o planejamento de longo prazo (LP), que trata das decisões e restrições no nível estratégico, regulação da floresta e garante o abastecimento sustentável de madeira bem como previsões de investimento. Já o modelo de curto prazo (CP), no nível operacional, compreende a regulação dos estoques de madeira e o sequenciamento das operações por meio dos planos operacionais de silvicultura, colheita e transporte, e também das atividades do viveiro de mudas de eucalipto.
Silvicultura
A atividade de silvicultura é responsável pela formação dos plantios do eucalipto e envolve algumas etapas que garantem a manutenção dos plantios ao longo do ciclo de produção da madeira.
Produção de mudas: é realizada nos viveiros da Bracell para atender ao programa de plantio. As mudas são produzidas a partir de clones oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas ao longo dos anos pela área de Tecnologia Florestal. O processo produtivo das mudas no viveiro utiliza as melhores tecnologias disponíveis no mercado.
Planejamento de implantação: definição do uso do solo visando maximizar a área de plantio e delimitar as áreas que deverão ser protegidas.
Construção de estradas: abertura e/ou manutenção de estradas e aceiros para garantir o acesso e a circulação nas fazendas de acordo com critérios técnicos para proporcionar a proteção adequada ao solo e evitar erosões.
Preparo de solo: é uma operação mecanizada onde realiza-se a subsolagem da linha de plantio (sulco) visando proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento das mudas.
Plantio: colocação da muda na cova marcada diretamente sob a linha de plantio (sulco) e, se necessário, a rega da muda.
Atividades de manutenção: diversos tratos culturais, realizados até o momento da colheita, com o objetivo de proporcionar condições adequadas para que o plantio se desenvolva e alcance a produtividade esperada: adubações, monitoramento e controle de formigas, outras pragas e doenças e controle de plantas daninhas. No caso de controle de pragas adota-se, sempre que possível, o controle biológico através de inimigos naturais buscando a melhor adequação ambiental.
Colheita
Ao atingirem entre 6 e 7 anos de idade, as árvores são colhidas utilizando-se máquinas de última geração e alto rendimento operacional, sendo que a casca, galhos e folhas são deixadas no campo onde contribuem para manter a fertilidade, estruturação física e proteção do solo.
Transporte
Essa é a última etapa de todas as envolvidas na operação florestal. As toras de eucalipto são transportadas em caminhões especiais até a unidade fabril onde são preparadas e processadas para a extração da celulose.
Manejo florestal sustentável
