Skip links

Operações Florestais

A área florestal da Bracell totaliza cerca de 234.000 hectares, dos quais aproximadamente 144.000 ha são utilizados no plantio de eucalipto e quase 83.000 ha destinados à preservação ambiental. O restante das terras compreende principalmente áreas de infraestrutura e estradas. A empresa dedica especial atenção ao meio ambiente. Suas atividades florestais são certificadas nacional e internacionalmente e respeitam os remanescentes de mata nativa, garantindo a sobrevivência de várias espécies da fauna e flora silvestres em suas propriedades. As áreas de preservação da Bracell formam uma das maiores áreas de conservação privada do Brasil, chegando a cerca de 35% do total de áreas que a empresa possui.

Processo produtivo do eucalipto

Por meio de intensas pesquisas, a Bracell seleciona as mudas mais adequadas para formar seus plantios de eucalipto, única matéria-prima usada em seu processo industrial. Antes de receber as mudas, o solo passa por um processo especial de preparação que visa oferecer às plantas as condições ideais de desenvolvimento. Os plantios são realizados e manejados buscando-se a manutenção da qualidade ambiental, com atenção ao controle de ervas daninhas, pragas e doenças. Com cerca de seis a sete anos de idade, as árvores atingem sua maturidade e podem ser colhidas. Do campo, a madeira segue para a fábrica, onde será utilizada como matéria-prima para a produção de celulose. As técnicas de cultivo florestal, aliadas à conservação de milhares de hectares de matas nativas, permitem a obtenção de madeira para o suprimento de sua fábrica de maneira sustentável. Como resultado desse cuidado, mesmo após mais de duas décadas de cultivo comercial de eucalipto na região, os solos das propriedades da empresa mantêm seus níveis originais de fertilidade enquanto mantém elevados índices de produtividade.

Tecnologia

Na base genética da empresa, são produzidos e selecionados o material genético de eucalipto com as características desejáveis à fabricação de celulose solúvel. Este material é testado em condições de campo durante seis anos e, após este período, é feita a análise tecnológica da madeira para se definir quais materiais são realmente superiores e são liberados para plantio comercial.

Produção de Mudas

Do material genético selecionados são obtidos brotos que darão origem às novas mudas. Esta fase dura 90 dias. Neste período, as futuras árvores recebem cuidados especiais como temperatura, umidade, iluminação e fertilização até que estejam prontas para o plantio no campo.

Preparo do Solo

Os cuidados com o novo lar das mudas de eucalipto têm início com o mapeamento do solo para a separação das áreas de produção e preservação das áreas de reserva. Quando necessário, é feita a descompactação com subsolagem. O status nutricional do solo é melhorado com adubação balanceada.

Plantação

A plantação das mudas de eucalipto pode ser feito de duas formas: manual ou mecânica. As mudas são dispostas respeitando critérios técnicos e ambientais que asseguram o seu desenvolvimento superior e a manutenção da qualidade ambiental nas áreas onde são plantadas.

Manutenção

As mudas são fertilizadas logo após o plantio. A empresa realiza monitoramento permanente das plantações para controle de ervas daninhas, pragas e doenças.

Colheita

Após cerca de seis anos, as árvores são colhidas, com a casca, galhos e folhas deixadas no campo, onde ajudam na nutrição, estruturação física e proteção do solo.

Transporte

As toras de eucalipto são transportadas e transportadas em caminhões especiais para serem processadas.

Manejo florestal sustentável

O planejamento adequado permite que os recursos naturais sejam usados de maneira sustentável, atendendo às necessidades econômicas e sociais e garantindo a renovação dos recursos.

As operações florestais são planejadas e implementadas, considerando a necessidade de proteger a biodiversidade, os recursos naturais, a fauna e a flora. Isso inclui o uso de plantações em mosaico para proteger a vida selvagem nativa, bem como o gerenciamento cuidadoso de produtos residuais.

O cuidado ambiental constitui uma parte fundamental das políticas do sistema de qualidade da empresa, e a conformidade com essas instruções é ativamente monitorada.

Mais detalhes sobre a política de manejo florestal sustentável estão disponíveis no Plano de Manejo Florestal da Bracell Bahia e Plano de Manejo Florestal da Bracell São Paulo.