Skip links

Operações Florestais

A área florestal de Bracell é utilizada para o plantio de eucalipto e para preservação ambiental, além de abrigar áreas de infraestrutura e estradas. A empresa dedica uma atenção especial ao meio ambiente. Suas atividades florestais são certificadas tanto no Brasil quanto internacionalmente e respeitam a mata nativa, garantindo a sobrevivência de várias espécies da fauna e flora silvestres. As áreas de proteção da Bracell formam uma das maiores áreas de conservação privadas no Brasil, atingindo cerca de 30% da área total da empresa.

Processo produtivo do eucalipto

Por meio de intensas pesquisas, a Bracell seleciona as mudas mais adequadas para formar seus plantios de eucalipto, única matéria-prima usada em seu processo industrial. Antes de receber as mudas, o solo passa por um processo especial de preparação que visa oferecer às plantas as condições ideais de desenvolvimento. Os plantios são realizados e manejados buscando-se a manutenção da qualidade ambiental, com atenção ao controle de ervas daninhas, pragas e doenças. Com cerca de seis a sete anos de idade, as árvores atingem sua maturidade e podem ser colhidas. Do campo, a madeira segue para a fábrica, onde será utilizada como matéria-prima para a produção de celulose. As técnicas de cultivo florestal, aliadas à conservação de milhares de hectares de matas nativas, permitem a obtenção de madeira para o suprimento de sua fábrica de maneira sustentável. Como resultado desse cuidado, mesmo após mais de duas décadas de cultivo comercial de eucalipto na região, os solos das propriedades da empresa mantêm seus níveis originais de fertilidade enquanto mantém elevados índices de produtividade.

 

Conheça as principais atividades:

Tecnologia

A atividade de pesquisa florestal tem forte importância estratégica e é responsável pelo desenvolvimento e seleção do material genético de eucalipto que possuem características desejáveis e adequadas para a fabricação de celulose solúvel com alta produtividade em diferentes ambientes e regiões onde são plantados. Além disso, são realizados procedimentos adicionais como testes em diversas condições de campo e a caracterização tecnológica da madeira. Nessas análises, os materiais genéticos aprovados e considerados adequados são liberados para plantio e acompanham o fluxo da operação florestal.

Planejamento Florestal

O planejamento florestal garante o abastecimento da fábrica, além de fornecer direcionadores para a operação florestal. O modelo adotado pela empresa é composto por dois níveis: o planejamento de longo prazo (LP), que trata das decisões e restrições no nível estratégico, regulação da floresta e garante o abastecimento sustentável de madeira bem como previsões de investimento. Já o modelo de curto prazo (CP), no nível operacional, compreende a regulação dos estoques de madeira e o sequenciamento das operações por meio dos planos operacionais de silvicultura, colheita e transporte, e também das atividades do viveiro de mudas de eucalipto.

Silvicultura

A atividade de silvicultura é responsável pela formação dos plantios do eucalipto e envolve algumas etapas que garantem a manutenção dos plantios ao longo do ciclo de produção da madeira.

Produção de mudas: é realizada nos viveiros da Bracell para atender ao programa de plantio. As mudas são produzidas a partir de clones oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas ao longo dos anos pela área de Tecnologia Florestal. O processo produtivo das mudas no viveiro utiliza as melhores tecnologias disponíveis no mercado.

Planejamento de implantação: definição do uso do solo visando maximizar a área de plantio e delimitar as áreas que deverão ser protegidas.

Construção de estradas: abertura e/ou manutenção de estradas e aceiros para garantir o acesso e a circulação nas fazendas de acordo com critérios técnicos para proporcionar a proteção adequada ao solo e evitar erosões.

Preparo de solo: é uma operação mecanizada onde realiza-se a subsolagem da linha de plantio (sulco) visando proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento das mudas.

Plantio: colocação da muda na cova marcada diretamente sob a linha de plantio (sulco) e, se necessário, a rega da muda.

Atividades de manutenção: diversos tratos culturais, realizados até o momento da colheita, com o objetivo de proporcionar condições adequadas para que o plantio se desenvolva e alcance a produtividade esperada: adubações, monitoramento e controle de formigas, outras pragas e doenças e controle de plantas daninhas. No caso de controle de pragas adota-se, sempre que possível, o controle biológico através de inimigos naturais buscando a melhor adequação ambiental.

Colheita

Ao atingirem entre 6 e 7 anos de idade, as árvores são colhidas utilizando-se máquinas de última geração e alto rendimento operacional, sendo que a casca, galhos e folhas são deixadas no campo onde contribuem para manter a fertilidade, estruturação física e proteção do solo.

Transporte

Essa é a última etapa de todas as envolvidas na operação florestal. As toras de eucalipto são transportadas em caminhões especiais até a unidade fabril onde são preparadas e processadas para a extração da celulose.

Manejo florestal sustentável

Aqui na Bracell, o objetivo do manejo é o abastecer as unidades fabris com madeira de eucalipto de alta qualidade e custo competitivo para fins de produção de celulose, garantindo a viabilidade econômica do empreendimento e ao mesmo tempo zelando pelos aspectos sociais e ambientais de sua área de influência.

Para administrar com responsabilidade seus recursos florestais, a Bracell conta com programas e ações desenvolvidos em universidades, instituições de pesquisa e com outras empresas do setor, visando contribuir para o estabelecimento do manejo florestal sustentável. As áreas destinadas ao plantio de eucalipto são áreas anteriormente ocupadas por culturas agrícolas ou pastagens, não utilizando a prática do desmatamento conforme as diretrizes da política de sustentabilidade da empresa. Além disso, durante o processo de seleção das áreas, avaliações criteriosas são realizadas dentro das propriedades visando o monitoramento do atendimento às legislações aplicáveis e a conservação do meio ambiente.