Skip links

Governança

Decisões de negócio interdependentes e compatíveis com a Visão de Sustentabilidade.

Temas Materiais

Conformidade (compliance), conduta, ética, integridade e transparência: (Indicadores GRI: 205-1, 205 2, 205-3; 206-1; 307-1; 419-1)

 


GRI 2-9 Estrutura e composição de governança

A liderança estratégica da Bracell é composta pelos seguintes membros:

 

Diretor da RGE e Vice-presidente Executivo da Bracell – Per Lindblom¹

Vice-presidente sênior – Pedro Stefanini²

Diretor-geral Bracell Bahia – Guilherme Araújo

Controller, com base em Singapura – Josh Lim

Chief Operating Officer (COO): Clinton Clive Van Vught

 

¹A Bracell não dispõe do cargo de CEO. O cargo da principal liderança executiva sênior é de Diretor da RGE e vice-presidente executivo. Todos os membros da liderança exercem cargos executivos e nenhum deles é independente.

² Permaneceu no cargo até 15 de junho de 2022.

GRI 2-10 Nomeação e seleção do mais alto órgão de governança

A RGE tem um Conselho de Administração Executivo composto de executivos-chave, enquanto os grupos empresariais têm seus próprios CEOs, equipes de gestão e conselhos de administração. Membros do Conselho de Administração Executivo da RGE são designados para negócios específicos para fornecer supervisão. Os principais executivos se reúnem trimestralmente com o Conselho de Administração Executivo da RGE para relatar o desempenho dos negócios e outros assuntos corporativos.

Como uma empresa do Grupo RGE, holding da qual a Bracell é subsidiária, a Companhia tem acesso à consultoria estratégica e aos serviços abrangentes de terceirização de processos de negócios (BPO) oferecidos pela holding. Esses serviços corporativos incluem planejamento estratégico, RH, compras e finanças corporativas. Cada empresa do Grupo RGE é administrada, tem seus ativos e administra suas finanças de forma autônoma, sendo responsável por seu próprio orçamento. A RGE é remunerada pelos grupos empresariais pelos serviços de gestão que presta, exercendo o papel de garantir que os interesses das partes interessadas sejam protegidos. Com isso, ela está estrategicamente posicionada para promover uma maior harmonização dos valores do fundador do grupo e das melhores práticas corporativas para os vários negócios de sua cadeia de valor. As empresas do grupo se alinham ao Marco de Sustentabilidade da RGE e à filosofia empresarial dos 5Cs: Fazer o que é bom para a Comunidade, bom para o País, bom para o Clima, bom para o Cliente, só assim será bom para a Empresa.

Cada grupo empresarial é constituído de forma independente, tem gestão e controle próprios e governança corporativa. Na Bracell, os executivos são escolhidos por seu expressivo conhecimento e experiência no mercado e negócio de celulose, e atendem a habilidades e competências específicas de cada função. A Bracell tem um procedimento de RH, de descrição de todos os cargos da Companhia, que apresenta a missão de cada cargo, ou seja, as responsabilidades; atribuições e atividades; a instrução formal e experiência requerida; conhecimentos técnicos, operacionais e habilidades; e critérios para avaliação de desempenho.

GRI 2-11 Presidente do mais alto órgão de governança

Diretor da RGE e Vice-presidente Executivo da Bracell – Per Lindblom.

GRI 2-12 Papel do mais alto órgão de governança na supervisão da gestão de impactos

A alta liderança da Bracell (GRI 2-9) acompanha a gestão de impactos da operação e toma decisões estratégicas para o endereçamento de cada caso quando necessário.

GRI 2-13 Delegação de responsabilidade pela gestão de impactos

As operações da Bracell têm certificação Cerflor/PEFC, ISO 9001:2015 (para as áreas industriais na Bahia e em São Paulo) e ISO 14001:2015 (para as áreas industriais de São Paulo e da Bahia, e florestal da Bahia). Os processos contam com diretrizes de gestão, incluindo mapeamento de riscos e de oportunidades, e endereçamento de medidas de mitigação de impactos socioambientais, que são parte do escopo e atribuições das lideranças da Bracell.  A identificação e o monitoramento de impactos é também tema abordado na Política de Sustentabilidade da Bracell, disponível em https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2021/02/Politica-de-Sustentabilidade_Junho-2020.pdf (leia mais no conteúdo GRI 2-16).

GRI 2-14 Papel do mais alto órgão de governança no relato de sustentabilidade

As lideranças estratégicas da Bracell reúnem-se quadrimestralmente para reportar o desempenho da Companhia e participam do desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade e de sua aprovação.

GRI 2-15 Conflitos de interesse

A Bracell trata sobre o tema conflito de interesse no Código de Conduta com o objetivo de preveni-lo. A Companhia também aplica a todos os colaboradores, para preenchimento, a Declaração Anual de Conflito de Interesses, processo que atende ao Código de Conduta do Grupo RGE. O Código de Conduta da Bracell está disponível em https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2021/04/Co%CC%81digo-de-Conduta.pdf.

GRI 2-16 Comunicação de preocupações cruciais

Os Comitês de Sustentabilidade (São Paulo e Bahia), constituídos por membros de áreas estratégicas para o negócio e operações da Companhia, têm o objetivo de recomendar à alta liderança o endereçamento de tópicos ambientais, sociais e de governança definidos na Estratégia de Sustentabilidade da Bracell em nível operacional.

A Companhia dispõe, ainda, do Comitê de Crise, constituído diante da necessidade de atuação emergencial para mitigação de impactos operacionais, reputacionais e socioambientais ao negócio. Para as operações da Bahia, o comitê tem dois níveis de gerenciamento, a depender do escalonamento da crise, definido no Manual de Prevenção e Gestão de Crise. Na operação de São Paulo, é constituído por lideranças estratégicas relacionadas ao caso a ser endereçado.

Em 2021, foi comunicada à alta liderança da Bracell uma preocupação crucial em relação a um fornecedor de serviços atuando no projeto de expansão da fábrica de São Paulo que não realizou o pagamento de encargos trabalhistas de seus empregados alocados na obra. Para solucionar a questão, na ausência de um acordo entre a empresa e seus empregados, a Bracell efetuou os pagamentos devidos pelo fornecedor aos funcionários da empresa contratada. O contrato com o fornecedor foi rescindido e ele foi excluído da cadeia de suprimentos da Companhia.

A Bracell monitora seus fornecedores por meio do Sistema de Gestão de Contratos, plataforma para cadastro dos documentos contratuais, verificação dos documentos exigidos por lei e de documentos que comprovam o cumprimento das obrigações trabalhistas, ambientais e de saúde e segurança do trabalho. Leia mais no conteúdo GRI 3-3(414).

GRI 2-17 Conhecimento coletivo do mais alto órgão de governança

Os membros do comitê de sustentabilidade e os executivos da Bracell participam de processos de tomada de decisão e de avaliação de riscos e de oportunidades do qual fazem parte agendas e temas socioambientais. Para tanto, a Bracell contrata consultorias especializadas para o endereçamento de projetos estratégicos em sustentabilidade. São exemplos o estudo de análise de riscos operacionais socioambientais, realizados para as operações da Bahia e de São Paulo, nos dois últimos anos; o estudo de materialidade, que atualizou os temas materiais da Bracell em 2022; e o processo de desenvolvimento da Estratégia de Sustentabilidade da Bracell, lançada em 2021.

Outra prática é o compartilhamento de conhecimento técnico com os executivos e as lideranças da Bracell sobre esses temas, processo que precede reuniões internas realizadas para apresentar os resultados e diagnósticos dos projetos. Os executivos e as lideranças da Bracell também recebem conteúdos específicos sobre sustentabilidade, como o informe para lideranças, publicação desenvolvida pela área de sustentabilidade que, em 2021, abordou os destaques da COP 26 – a Conferência do Clima –, que endereça as questões mais importantes em relação às mudanças climáticas.

As lideranças da Bracell também exercem o papel de embaixadores da Estratégia de Sustentabilidade. Para apoiá-las nessa função, são compartilhados conhecimentos e informações técnicas que integram a agenda de grupos de trabalho e comitês de organizações setoriais das quais a Bracell é integrante, como CEBDS, Ibá e Pacto Global, que apresentam uma agenda de reuniões sobre temas específicos como energia (com foco em eficiência energética e energia renovável), mudanças climáticas, biodiversidade, água e diversidade (leia mais no conteúdo GRI 2-28).

GRI 2-18 Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança

Os executivos do mais alto órgão de governança da Bracell são avaliados individualmente, em relação aos valores organizacionais, competências de liderança e em relação ao cumprimento do planejamento do ano para cada cargo. O processo é realizado anualmente, segue diretrizes de avaliação de desempenho da Bracell, sendo conduzido pela Companhia e pelo Grupo RGE. É parte do processo também a realização de feedback para a alta liderança, com foco em melhoria contínua.

GRI 2-19 Políticas de remuneração

Por razões estratégicas, a Bracell não divulga informações sobre remuneração.

GRI 2-20 Processo para determinar remuneração

Por razões estratégicas, a Bracell não divulga informações sobre remuneração.

GRI 2-21 Proporção da remuneração total anual

Por razões estratégicas, a Bracell não divulga informações sobre remuneração.

GRI 2-27 Conformidade com leis e regulamentos

A Bracell busca aumentar os efeitos positivos de suas operações e atividades e, ao mesmo tempo, mitigar ou minimizar qualquer impacto negativo. Especificamente:

  • Mantém um levantamento atualizado dos aspectos e impactos socioambientais, envolvendo todas as áreas operacionais para identificar, prevenir e corrigir quaisquer problemas;
  • Identifica e avalia impactos socioambientais antes do início das operações;
  • Realiza monitoramento de impactos frequentemente para medir a evolução do processo e avaliar a necessidade de ações estratégicas.

A Bracell tem o compromisso de adotar as melhores práticas ambientais ao longo de todo o seu ciclo produtivo. Da produção das mudas de eucalipto até a entrega do produto final pela fábrica todos os processos são mapeados e seus aspectos e potenciais impactos são identificados, para que sejam dadas as devidas tratativas.

É por meio de uma Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais que esses dados são identificados. Para os impactos negativos considerados significativos, são definidas ações de mitigação e minimização, controles e monitoramento. Para os impactos significativos que são positivos, como geração de emprego, geração própria de energia, conservação do solo, dentre outros, ações são realizadas com o objetivo de maximiza-los.

As operações da Bracell têm certificações das melhores práticas que cobrem toda a sua cadeia de produção. A área florestal da Companhia possui a certificação Cerflor/PEFC, e possui, para as áreas industriais de São Paulo e Bahia, e florestal da Bahia, a certificação ISO 14001:2015.

Na busca de práticas para alcançar a sustentabilidade do processo florestal, a Bracell publica no seu resumo público de plano de manejo procedimentos e práticas de gestão de cumprimento às diretrizes e aos princípios, critérios e indicadores para plantações florestais da norma Cerflor ABNT NBR 14.789 e ISO 14001.

A política de sustentabilidade da Bracell também apresenta diretrizes sobre os seguintes temas:

  • Cumprimento das leis e regulamentos;
  • Práticas responsáveis de trabalho;
  • Desenvolvimento de comunidades;
  • Proteção e conservação do meio ambiente;
  • Transparência e responsabilidade;
  • Identificação e monitoramento de impactos;
  • Melhoria contínua e foco no cliente.

Para garantir o atendimento a leis, regras e boas práticas de caráter socioeconômico na relação com seus fornecedores, a Bracell prevê, em todos os seus contratos, a obrigatoriedade de verificação de conformidade quanto a questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas. A ocorrência de eventuais irregularidades pode resultar em bloqueio de pagamentos até a sua regularização.

A empresa também trabalha na prevenção de riscos, mediante mapeamento da carteira de processos, com identificação de causa-raiz dos riscos já implementados. Uma das fases desse processo é a realização do “legal chat”, que consiste em um bate-papo com as áreas envolvidas, cujo resultado são planos de ação para ajustes nos procedimentos. Em 2021, um dos “legal chats” foi voltado para a conscientização da liderança sobre práticas e identificação de assédio moral e sexual, situações repudiadas no Código Global de Conduta.

A Bracell não foi alvo de ações judiciais ou administrativas por concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio em 2021. Também não recebeu multas significativas em razão da não conformidade com leis e regulamentos nos âmbitos social e econômico.

Nas operações da Bahia, a Bracell recebeu Autos de Infração em 2021, mas nenhum com aplicação de multa em valor significativo ou outro tipo de sanção. As correspondências dizem respeito a adequações de cadastro.

A Bracell recebeu oito multas em 2021 por não conformidade ambiental nas operações de São Paulo, que somam R$11.536.831,53. A Companhia tem, atualmente, processos movidos por meio de arbitragem, entretanto, nenhum se relaciona a questões e/ou problemas ambientais.

Em 2021, a Bracell recebeu TAC e multas por descumprimento de jornada de trabalho em relação às operações de São Paulo.

Leia mais no resumo público de plano de manejo da Bahia e de São Paulo em https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2022/03/Plano-de-Manejo-2022_25-Marco2022.pdf e https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2021/11/resumo-publico-2021-casado_4MB.pdf.

Nota: Na sua versão 2021, o conteúdo 2-27 da GRI Standards passou a englobar as informações relacionadas aos conteúdos 307-1 e 419-1.

GRI 3-3 (205) Gestão do tópico material Combate à corrupção

A Bracell trabalha em total conformidade com a Política Global de Combate à Corrupção do Grupo RGE, que estabelece os princípios e as principais etapas para garantir a conformidade com as leis anticorrupção aplicáveis e com a legislação brasileira sobre o tema.

A cultura de compliance da Companhia é orientada para, entre outras mensagens, reforçar junto aos colaboradores que o não cumprimento dessas leis pode levar a penalidades civis e criminais, tanto para o Grupo RGE quanto para a própria pessoa envolvida, bem como danos significativos à imagem e à reputação do Grupo RGE e da Bracell.

O Código de Conduta da Bracell está em conformidade à Missão, à Visão e aos Valores Fundamentais T.O.P.I.C.C.. Ele reflete o compromisso de garantir padrões globais éticos em processos e práticas, bem como a atitude ética de colaboradores, de fornecedores, no relacionamento com clientes e com todos os stakeholders.

O normativo aborda a conduta ética em temas como conflitos de interesse, concorrência, ética de compras, confidencialidade e segurança virtual, bullying, assédio e violência, informação pessoal, privacidade e segurança, sustentabilidade, entre outros.

Leia o Código de Conduta na íntegra em https://www.bracell.com/institucional/governanca-e-certificacoes/

GRI 205-1 Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção

Todas as operações da Bracell são avaliadas quanto aos riscos de corrupção, processo realizado de acordo com a Política de Combate à Corrupção do Grupo RGE. São riscos mapeados e identificados em normativos internos que formalizam os procedimentos da organização em relação a ações de identificação de riscos potenciais relacionados à corrupção, medidas de prevenção e mitigação de impactos. No site da Bracell, estão disponíveis, para stakeholders externos e internos, normativos que reforçam práticas e comportamentos éticos, para que seja garantida a conformidade com a legislação e normas regulamentadoras, como: a Política de Denúncias, o Código de Conduta, Código de Ética de Compras e a Política de Sustentabilidade.

Os normativos da Bracell estão disponíveis em https://www.bracell.com/institucional/governanca-e-certificacoes/.

GRI 205-2 Comunicação e capacitação em políticas e procedimentos de combate à corrupção

Todos os anos, capacitações que reforçam as diretrizes da Companhia de combate à corrupção, atendendo ao Código de Conduta da Bracell, são contempladas na agenda de treinamentos.

Na Bracell, 100% dos colaboradores recebem o Código de Conduta no momento do processo de integração, logo após a admissão. Também são treinados em integridade, antissuborno e anticorrupção.

Colaboradores que ocupam cargos seniores ou os que são responsáveis pela execução de medidas de due diligence de Parceiros de Negócios recebem treinamento personalizado adicional sobre o processo de due diligence de Parceiros de Negócios da RGE.

Já toda a alta liderança da Bracell participa de capacitações periódicas sobre ética e integridade, entre as quais, um treinamento focado no Código de Conduta. Em 2021, o Grupo RGE publicou uma política interna sobre anticorrupção e o treinamento da liderança sobre este normativo será realizado em 2022.

Adicionalmente, todos os Parceiros de Negócios da Bracell recebem o Código de Ética de Compras (COPE).

 

Colaboradores que recebem o Código de Conduta e são treinados em integridade:

Operações na Bahia: 1.596 colaboradores (100%)

Operações em São Paulo: 3.130 colaboradores (100%)

GRI 205-3 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

Em 2021, houve um processo de investigação relacionado a fraude, tendo como desfecho o desligamento de colaboradores, bem como o bloqueio de relações comerciais com os fornecedores envolvidos.

 

2019 2020 2021
Número total de casos confirmados de corrupção 2 1 1
Natureza dos casos reportados Corrupção entre fornecedor e empregado Corrupção entre fornecedor e empregado Corrupção entre fornecedor e empregado
Número total de casos confirmados em que empregados foram demitidos ou punidos por corrupção 2 1 1
Número total de casos confirmados em que contratos com parceiros comerciais foram rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção 1 1 1

Em 2021, houve um processo de investigação relacionado a fraude, tendo como desfecho o desligamento de colaboradores, bem como o bloqueio de relações comerciais com os fornecedores envolvidos.

 

2019 2020 2021
Número total de casos confirmados de corrupção 2 1 1
Natureza dos casos reportados Corrupção entre fornecedor e empregado Corrupção entre fornecedor e empregado Corrupção entre fornecedor e empregado
Número total de casos confirmados em que empregados foram demitidos ou punidos por corrupção 2 1 1
Número total de casos confirmados em que contratos com parceiros comerciais foram rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção 1 1 1

 

GRI 3-3(206) Gestão do tópico material Concorrência Desleal

A Bracell promove a concorrência leal na contratação de serviços e compras de produtos dos fornecedores. A empresa disponibiliza as mesmas informações a todos os fornecedores para que nenhum tenha vantagem sobre o outro. Também mantém o sigilo dos preços e informações apresentados pelos fornecedores.

Todos os colaboradores da área de compras se comprometem com o Código Global de Conduta da RGE e com o Código de Ética de Compras (COPE) para prevenir situações em que possam surgir conflitos de interesse entre suas atividades financeiras particulares e sua função na Bracell.

GRI 206-1 Ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio

Em 2021, a empresa não foi alvo de ações judiciais ou administrativas, nos âmbitos nacional ou internacional, por concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio.

GRI 307-1 Não conformidade com leis e regulamentos ambientais

A Bracell busca aumentar os efeitos positivos de suas operações e atividades e, ao mesmo tempo, mitigar ou minimizar qualquer impacto negativo. Especificamente:

  • Mantém um levantamento atualizado dos aspectos e impactos socioambientais, envolvendo todas as áreas operacionais para identificar, prevenir e corrigir quaisquer problemas;
  • Identifica e avalia impactos socioambientais antes do início das operações;
  • Realiza monitoramento de impactos frequentemente para medir a evolução do processo e avaliar a necessidade de ações estratégicas.

A Bracell tem o compromisso de adotar as melhores práticas ambientais ao longo de todo o seu ciclo produtivo. Da produção das mudas de eucalipto até a entrega do produto final pela fábrica todos os processos são mapeados e seus aspectos e potenciais impactos são identificados, para que sejam dadas as devidas tratativas.

É por meio de uma Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais que esses dados são identificados. Para os impactos negativos considerados significativos, são definidas ações de mitigação e minimização, controles e monitoramento. Para os impactos significativos que são positivos, como geração de emprego, geração própria de energia, conservação do solo, dentre outros, ações são realizadas com o objetivo de maximiza-los.

As operações da Bracell têm certificações das melhores práticas que cobrem toda a sua cadeia de produção. A área florestal da Companhia possui a certificação Cerflor/PEFC, e possui, para as áreas industriais de São Paulo e Bahia, e florestal da Bahia, a certificação ISO 14001:2015.

Na busca de práticas para alcançar a sustentabilidade do processo florestal, a Bracell publica no seu resumo público de plano de manejo procedimentos e práticas de gestão de cumprimento às diretrizes e aos princípios, critérios e indicadores para plantações florestais da norma Cerflor ABNT NBR 14.789 e ISO 14001.

A política de sustentabilidade da Bracell também apresenta diretrizes sobre os seguintes temas:

  • Cumprimento das leis e regulamentos;
  • Práticas responsáveis de trabalho;
  • Desenvolvimento de comunidades;
  • Proteção e conservação do meio ambiente;
  • Transparência e responsabilidade;
  • Identificação e monitoramento de impactos;
  • Melhoria contínua e foco no cliente.

Para garantir o atendimento a leis, regras e boas práticas de caráter socioeconômico na relação com seus fornecedores, a Bracell prevê, em todos os seus contratos, a obrigatoriedade de verificação de conformidade quanto a questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas. A ocorrência de eventuais irregularidades pode resultar em bloqueio de pagamentos até a sua regularização.

A empresa também trabalha na prevenção de riscos, mediante mapeamento da carteira de processos, com identificação de causa-raiz dos riscos já implementados. Uma das fases desse processo é a realização do “legal chat”, que consiste em um bate-papo com as áreas envolvidas, cujo resultado são planos de ação para ajustes nos procedimentos. Em 2021, um dos “legal chats” foi voltado para a conscientização da liderança sobre práticas e identificação de assédio moral e sexual, situações repudiadas no Código Global de Conduta.

A Bracell não foi alvo de ações judiciais ou administrativas por concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio em 2021. Também não recebeu multas significativas em razão da não conformidade com leis e regulamentos nos âmbitos social e econômico.

Nas operações da Bahia, a Bracell recebeu Autos de Infração em 2021, mas nenhum com aplicação de multa em valor significativo ou outro tipo de sanção. As correspondências dizem respeito a adequações de cadastro.

A Bracell recebeu oito multas em 2021 por não conformidade ambiental nas operações de São Paulo, que somam R$11.536.831,53. A Companhia tem, atualmente, processos movidos por meio de arbitragem, entretanto, nenhum se relaciona a questões e/ou problemas ambientais.

Em 2021, a Bracell recebeu TAC e multas por descumprimento de jornada de trabalho em relação às operações de São Paulo.

Leia mais no resumo público de plano de manejo da Bahia e de São Paulo em https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2022/03/Plano-de-Manejo-2022_25-Marco2022.pdf e https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2021/11/resumo-publico-2021-casado_4MB.pdf.

Nota: Na sua versão 2021, o conteúdo 2-27 da GRI Standards passou a englobar as informações relacionadas aos conteúdos 307-1 e 419-1.

GRI 415-1 Contribuições políticas

A Bracell não realiza contribuições políticas.

GRI 419-1 Não conformidade com leis e regulamentos na área socioeconômica

A Bracell busca aumentar os efeitos positivos de suas operações e atividades e, ao mesmo tempo, mitigar ou minimizar qualquer impacto negativo. Especificamente:

  • Mantém um levantamento atualizado dos aspectos e impactos socioambientais, envolvendo todas as áreas operacionais para identificar, prevenir e corrigir quaisquer problemas;
  • Identifica e avalia impactos socioambientais antes do início das operações;
  • Realiza monitoramento de impactos frequentemente para medir a evolução do processo e avaliar a necessidade de ações estratégicas.

A Bracell tem o compromisso de adotar as melhores práticas ambientais ao longo de todo o seu ciclo produtivo. Da produção das mudas de eucalipto até a entrega do produto final pela fábrica, todos os processos são mapeados e seus aspectos e potenciais impactos são identificados, para que sejam dadas as devidas tratativas.

É por meio de uma Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais que esses dados são identificados. Para os impactos negativos considerados significativos, são definidas ações de mitigação e minimização, controles e monitoramento. Para os impactos significativos que são positivos, como geração de emprego, geração própria de energia, conservação do solo, dentre outros, ações são realizadas com o objetivo de maximizá-los.

As operações da Bracell têm certificações das melhores práticas que cobrem toda a sua cadeia de produção. A área florestal da Companhia possui a certificação Cerflor/PEFC, e possui, para as áreas industriais de São Paulo e Bahia, e florestal da Bahia, a certificação ISO 14001:2015.

Na busca de práticas para alcançar a sustentabilidade do processo florestal, a Bracell publica no seu resumo público de plano de manejo procedimentos e práticas de gestão de cumprimento às diretrizes e aos princípios, critérios e indicadores para plantações florestais da norma Cerflor ABNT NBR 14.789 e ISO 14001.

 

A política de sustentabilidade da Bracell também apresenta diretrizes sobre os seguintes temas:

  • Cumprimento das leis e regulamentos;
  • Práticas responsáveis de trabalho;
  • Desenvolvimento de comunidades;
  • Proteção e conservação do meio ambiente;
  • Transparência e responsabilidade;
  • Identificação e monitoramento de impactos;
  • Melhoria contínua e foco no cliente.

Para garantir o atendimento a leis, regras e boas práticas de caráter socioeconômico na relação com seus fornecedores, a Bracell prevê, em todos os seus contratos, a obrigatoriedade de verificação de conformidade quanto a questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas. A ocorrência de eventuais irregularidades pode resultar em bloqueio de pagamentos até a sua regularização.

A empresa também trabalha na prevenção de riscos, mediante mapeamento da carteira de processos, com identificação de causa-raiz dos riscos já implementados. Uma das fases desse processo é a realização do “legal chat”, que consiste em um bate-papo com as áreas envolvidas, cujo resultado são planos de ação para ajustes nos procedimentos. Em 2021, um dos “legal chats” foi voltado para a conscientização da liderança sobre práticas e identificação de assédio moral e sexual, situações repudiadas no Código Global de Conduta.

A Bracell não foi alvo de ações judiciais ou administrativas por concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio em 2021. Também não recebeu multas significativas em razão da não conformidade com leis e regulamentos nos âmbitos social e econômico.

Nas operações da Bahia, a Bracell recebeu Autos de Infração em 2021, mas nenhum com aplicação de multa em valor significativo ou outro tipo de sanção. As correspondências dizem respeito a adequações de cadastro.

A Bracell recebeu oito multas em 2021 por não conformidade ambiental nas operações de São Paulo, que somam R$11.536.831,53. A Companhia tem, atualmente, processos movidos por meio de arbitragem, entretanto, nenhum se relaciona a questões e/ou problemas ambientais.

Em 2021, a Bracell recebeu TAC e multas por descumprimento de jornada de trabalho em relação às operações de São Paulo.

Leia mais no resumo público de plano de manejo da Bahia e de São Paulo em https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2022/03/Plano-de-Manejo-2022_25-Marco2022.pdf e https://www.bracell.com/wp-content/uploads/2021/11/resumo-publico-2021-casado_4MB.pdf.

Nota: Na sua versão 2021, o conteúdo 2-27 da GRI Standards passou a englobar as informações relacionadas aos conteúdos 307-1 e 419-1.