Skip links

Bracell lança campanha de combate a incêndios florestais na Bahia

Iniciativa envolve comunidades vizinhas às áreas florestais e já conseguiu reduzir em até 72% os casos de incêndios nas regiões onde a empresa atua.

 

Promover a conscientização de comunidades sobre os riscos de incêndios em áreas florestais e de mata nativa. Esse é o objetivo da 4ª edição da campanha Amigos da Floresta, promovida pela Bracell, que será lançada nesta segunda-feira, 5, no litoral norte e no agreste baiano. A iniciativa orienta sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente representados pelas queimadas sem planejamento ou criminosas, que podem ocasionar acidentes de grande proporção. A ideia é evitar casos semelhantes aos que vêm ocorrendo nas regiões amazônica e pantaneira, e também na Bahia, que sofrem com incêndios sem controle.

Equipes de brigadistas atuam em 26 municípios / Foto: Acervo Bracell

Nas três edições anteriores, a campanha alcançou 53 comunidades em 26 municípios baianos, incluindo Alagoinhas, Camaçari, Esplanada, Conde, Entre Rios, Itanagra e Inhambupe.  A ação visa, especialmente, a sensibilização de comunidades vizinhas às áreas florestais, produtores rurais, representantes de associações e operadores das prestadoras de serviço de silvicultura. Esses últimos são treinados para serem replicadores dessas orientações e capacitados para prestarem o primeiro combate nos casos de incêndio.

Valdinei Ressurreição, coordenador de Segurança Patrimonial da Bracell, diz que a campanha conseguiu reduzir, em três anos, 72% dos casos de incêndios nas regiões onde a empresa atua. “Tínhamos um histórico alto de incêndios nessas regiões. E, quando íamos verificar, a causa estava associada a fogo acidental ou de origem criminosa. Desta forma, iniciamos um trabalho de conscientização, fazendo com que ocorresse uma redução drástica”, salientou ele, acrescentando que outra medida adotada foi ensinar aos moradores e produtores rurais sobre o correto descarte do lixo, eliminando futuros estopins de fogo, e sobre as penalidades para quem provoca incêndio criminoso.

A campanha da Bracell ganha ainda mais relevância diante do cenário de incêndios na Bahia. Isso porque, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas já destruíram este ano cerca de 400 quilômetros de vegetação, número superior ao do ano passado, quando as chamas consumiram 90 quilômetros de extensão. A região oeste, onde está localizada a cidade de Barra, é a mais atingida. Dentre os fatores que contribuem para essa situação estão o calor, a baixa umidade relativa do ar, a falta de chuvas e a ação do homem.

Combate a incêndios

Além do trabalho de orientação, a campanha Amigos da Floresta, por intermédio das equipes de brigada da Bracell, atua ainda no combate aos incêndios nas regiões de influência da empresa.  Os brigadistas estão presentes em seis setores diferentes, definidos com base na localização geográfica dos municípios.

Cada equipe conta com três profissionais e um veículo 4X4 equipado com rádio de comunicação, tanque com 500 litros de água e motor de alta vazão, além de um soprador de folha e mochilas costais de combate incêndio com ferramentas cortantes e de raspagem, como enxadas, ancinhos, facão, foice, machado, pá e abafador.

O monitoramento florestal também é reforçado por meio de 13 torres equipadas com rádio de comunicação. Em cada campanário, um operador monitora a floresta para detecção de incêndio e acionamento das equipes em solo.

Segundo Ressurreição, os moradores também recebem brindes com a divulgação do número 0800 284 4747 da campanha e podem acionar os brigadistas a qualquer momento, se avistarem focos de incêndio. “Neste caso, as brigadas da Bracell agem para debelar as chamas. Atuamos, inclusive, auxiliando o Corpo de Bombeiros em locais onde a corporação não consegue chegar em tempo hábil, uma vez que temos equipes nestas regiões de prontidão”, informa.

 

Bracell

 A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Em 2021, quando a expansão na unidade de Lençóis Paulista, conhecida como Projeto Star, for concluída, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2 milhões de toneladas de celulose e empregará aproximadamente 10 mil colaboradores próprios e terceirizados. Além de suas operações industriais no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.