Aberta pela primeira vez à comunidade, 4ª edição promovida pela Bracell uniu esporte, bem-estar e solidariedade em Lençóis Paulista
A 4ª edição da Corrida do Eucalipto, promovida pela Bracell, reuniu aproximadamente 1,7 mil pessoas em Lençóis Paulista (SP). Pela primeira vez aberto à comunidade, o evento contou com corrida e caminhada em percursos de cinco quilômetros, além de uma programação que integrou esporte, saúde, bem-estar, empreendedorismo e solidariedade.
“Foi uma experiência muito boa participar pela primeira vez da Corrida do Eucalipto. O percurso era diferente do que eu estava acostumada e foi um desafio para mim. Fiquei muito feliz com o primeiro lugar na categoria geral feminina. É uma experiência nova que passa a fazer parte da minha trajetória”, afirma Luciana Queiros Mendonça da Silva, vencedora da categoria geral feminina.
Para Marco Antônio de Góes, analista de Operações Florestais na Bracell e um dos pioneiros do projeto Bracell Runners, a edição também foi marcada pelo novo percurso e pela integração entre colaboradores e comunidade. “Esta prova foi ainda mais especial por poder participar de uma corrida promovida pela empresa, junto com meus amigos da cidade e região. A edição teve um significado diferente também pelo novo trajeto, correndo no coração da cidade e sentindo toda aquela energia durante a prova. Conseguir o segundo lugar na minha categoria deixou o momento ainda mais marcante”, conta.

Muito além da corrida: evento abre espaço para solidariedade
Além de receber a retirada dos kits e a largada das provas, a Casa Bracell Social tornou-se um espaço de convivência durante o final de semana. O local recebeu atividades culturais, exposição de produtos de empreendedores da região e ações solidárias que mobilizaram colaboradores e moradores de Lençóis Paulista.
A programação incluiu uma edição especial da Feirinha Coletivo Bracell Social, com a participação de 14 empreendedores vinculados aos projetos Dona Della, Polinizadores e Nós do Campo. Na ocasião, eles puderam apresentar e comercializar seus produtos, ampliando a visibilidade dos negócios e o contato com novos públicos.
O valor arrecadado com as inscrições na Corrida do Eucalipto também teve finalidade social e foi destinado à compra de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Pedaladas transformadas em alimentos
Como parte do Founder’s Day, iniciativa anual de voluntariado do Grupo RGE, do qual a Bracell faz parte, a companhia promoveu a ativação solidária “Pedale para Transformar”. Na dinâmica, a cada um minuto e 30 segundos de atividade nas bicicletas, a Bracell destinou 1,5 quilo de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação registrou 696 participações voluntárias e resultou na doação de uma tonelada de alimentos.
A programação também contou com a atuação de 11 colaboradores voluntários, mobilizados pelo Mãos Dadas, programa de voluntariado corporativo da Bracell. Eles apoiaram as atividades realizadas durante o evento e contribuíram para o acolhimento e a integração do público.
“Pela primeira vez, abrimos a Corrida do Eucalipto à comunidade, ampliando a participação em uma iniciativa que traduz valores importantes para a Bracell, como o cuidado com as pessoas, a promoção da saúde e do bem-estar, o voluntariado e o fortalecimento dos vínculos com as comunidades onde estamos presentes”, afirma Juliana Porto, gerente de Saúde Ocupacional e Bem-Estar da Bracell.
Também foi realizada uma campanha voluntária de arrecadação de isotônicos em parceria com a Rede de Combate ao Câncer de Lençóis Paulista. A iniciativa reuniu 313 garrafas de isotônicos, que serão destinadas aos pacientes oncológicos atendidos pela entidade.
Juntas, as duas iniciativas solidárias mobilizaram 1.009 participações voluntárias, com a doação de uma tonelada de alimentos, além dos 313 isotônicos.
