Skip links

Alagoinhas recebe curso de corte e costura para beneficiar a comunidade

A BSC/Copener está levando o Projeto Arte e Artesanato – Corte e Costura – ao bairro do Mangalô, em Alagoinhas, em uma parceira com o Projeto Alagoinhas Sustentável, executado pela AVSI Brasil e financiado pela União Europeia. A iniciativa beneficia 37 mulheres da comunidade e visa a inclusão social e o incremento de renda familiar da população.

O interesse no curso surgiu porque eu já trabalho com o bordado. Agora, estou aperfeiçoando algumas técnicas e adquirindo mais conhecimento. Ao final da capacitação, quero desenvolver grupos de mulheres dentro da comunidade Mangalô“, conta Lindinalva Machado, aluna do curso.

Com duração de 6 meses, mesclados entre teoria, prática e acompanhamento, o curso de capacitação em corte e costura aborda temas que vão do básico ao avançado como customização, aulas de aproveitamento do tecido e artesanato com retalhos.

Nos encontramos todas as quartas-feiras durante duas horas. O interesse e a motivação dessas mulheres são contagiantes. O curso é básico e ao mesmo tempo intensivo, dando a elas conhecimento para seguir na profissão“, afirma Josefa de Oliveira, professora do curso, contratada pela empresa.

A BSC/Copener possui uma política diversificada de programas de Responsabilidade Social com ações estruturadas voltadas para atender as comunidades vizinhas às suas plantações de eucalipto. A AVSI Brasil, por meio do projeto Alagoinhas Sustentável, juntou-se à BSC/Copener beneficiando o bairro do Mangalô. A área foi incluída na zona de trabalho do projeto, por conta da vulnerabilidade social e proximidade do campo industrial, promovendo e articulando ações que visam à ascensão da comunidade.