Skip links

Bracell doa equipamentos para ala hospitalar de atendimento à covid-19 em Macatuba

A Bracell, consciente de seu papel com as comunidades onde atua, realizou nas últimas semanas a doação de equipamentos e insumos utilizados pela saúde no combate ao novo coronavirus. As doações foram direcionadas aos governos dos estados de São Paulo e da Bahia e, também, diretamente a algumas prefeituras das regiões de atuação da empresa, beneficiando a população presente nessas áreas.

Em Macatuba, a Bracell doou quatro respiradores e 15 mil máscaras cirúrgicas, que foram direcionados à Santa Casa da cidade. Na manhã do dia 08/05, a Prefeitura Municipal e a Santa Casa inauguraram a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), um espaço com seis leitos reservados para o atendimento a pacientes com covid-19, equipados com sete respiradores, sendo quatro doados pela Bracell.

A Gerente Sênior de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell, Sabrina de Branco estava presente na entrega da ala e ressaltou que é preciso união e colaboração de todos na prevenção e combate ao coronavírus. “Estamos conscientes do nosso papel e reiteramos nosso compromisso com as comunidades regionais. Macatuba é um município de grande relevância para a nossa empresa e, desde que a Bracell chegou na região, fomos muito bem recebidos aqui. Entendemos que é nosso papel apoiar e colaborar com aquilo que é essencial neste momento, o combate à covid-19, por isso, além de intensificarmos as medidas de saúde e segurança de nossos colaboradores, estamos colaborando no cuidado à população das cidades ao nosso redor”, afirmou Sabrina de Branco.

Maca e equipamentos de monitoramento em ala hospitalar de Macatuba

Estavam presentes também na inauguração o prefeito Municipal, Marcos Olivato; o presidente do Legislativo, Julio Saes; o diretor da Santa Casa de Macatuba, Armando Soares de Oliveira, além de secretários municipais, médicos e enfermeiros.

O prefeito municipal agradeceu o apoio que a Bracell tem dado ao município: “A empresa tem sido uma grande parceira de Macatuba, colaborando em várias áreas, entre elas a saúde, além de apoiar na geração de emprego e contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade”, comentou. O diretor da Santa Casa Armando Soares destacou que, além da ala exclusiva para pacientes infectados por coronavírus, a Santa Casa segue os protocolos de atendimento que, aliás, foi destaque na Diretoria Regional de Saúde (DRS). “Há alguns meses, quando começaram os primeiros casos de covid-19 no Brasil, já sinalizei que precisaríamos do apoio da administração pública, pois só tínhamos dois respiradores. Hoje estamos com sete respiradores e uma ala reformada e equipada para o atendimento à população. Isso graças à administração pública e à Bracell”, ressaltou.

Ações na Bracell

Desde março, a Bracell adota medidas preventivas em suas operações e no Projeto Star, em linha com todos os protocolos dos governos estaduais e federal. Seus profissionais que se encaixam no grupo de risco estão trabalhando remotamente e as equipes foram divididas, de forma a reduzir para menos da metade o número de colaboradores presentes em ônibus, áreas de convivência ou refeitórios. Além disso, recipientes de álcool em gel foram instalados em diversos pontos da empresa e a verificação de temperatura com termômetros é feita antes do embarque nos ônibus e também nas entradas das unidades.

Consciente da importância de cuidar da parte física e emocional de seus funcionários, a Bracell disponibilizou uma ampla série de iniciativas para promover a tranquilidade, o bem-estar e o apoio psicológico aos seus colaboradores. As ações abrangem um pacote de vídeos produzidos por especialistas em bem-estar físico e mental com diversas atividades, como relaxamento, ioga e alongamento, além de dicas de cursos online e desenvolvimento pessoal.

A companhia monitora o status da pandemia e trabalha diariamente para manter o ambiente seguro nas operações, seja na fábrica, na área florestal ou nas obras de expansão do Projeto Star, em Lençóis Paulista. O setor de papel e celulose é essencial nesse momento, pois mantém a população abastecida com produtos de primeira necessidade, como papeis de uso higiênico e medicinais e cartões para embalagens, que são utilizadas para o transporte de alimentos, equipamentos e produtos em geral, além de insumos para máscaras cirúrgicas e cápsulas de medicamentos.