Skip links

Bracell consegue acordo para pagar as rescisões devidas pela Niplan aos trabalhadores

O pagamento será realizado a todos, sem exceção, devendo ser liquidado até a próxima sexta-feira (08/10).

A Bracell, solidária com a situação dos trabalhadores dispensados e deixados pela Niplan Engenharia sem o recebimento dos seus direitos trabalhistas, solicitou no dia 29/09/2021, uma audiência junto ao juiz do trabalho Dr. Júlio César Marin do Carmo, com a presença da procuradora do trabalho Drª Guiomar Pessotto Guimarães, para tentar viabilizar uma solução rápida para a questão dos trabalhadores. Na audiência, a Bracell solicitou à justiça a autorização para o pagamento imediato a esses trabalhadores, entendendo que trata-se de uma questão humanitária e, por isso, ao invés de depositar subsidiariamente esses valores em juízo, faria o pagamento diretamente à eles.  

A solicitação foi acatada e o pagamento será realizado a todos, sem exceção, devendo ser liquidado até a próxima sexta-feira (08/10). Nos dias 30/09 e 01/10 serão pagos os cerca de 350 trabalhadores que ainda estão alojados em Lençóis Paulista e região, garantindo também a logística de retorno às suas cidades. Na semana seguinte, a empresa realizará o pagamento via depósito bancário a todos os trabalhadores que já retornaram às suas cidades de origem. Todos os pagamentos serão intermediados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bauru e Região (Sintracom).

Independentemente disso, a Niplan Engenharia segue sendo ré no processo instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Bracell irá requerer judicialmente à empresa terceirizada o valor que está sendo pago. A Bracell reforça que a decisão tomada pela empresa foi em prol dos trabalhadores da Niplan, que não têm qualquer responsabilidade no rompimento do contrato, afinal eles fizeram o trabalho e têm legitimidade nos seus direitos trabalhistas.

Sobre a dívida deixada pela Niplan no comércio local, a Bracell sugere que esses fornecedores locais entrem com pleitos para garantirem seus direitos na justiça junto a Niplan, nos moldes de como a Bracell também realizará.
Com isso, a Bracell reitera seu compromisso com a verdade, com a transparência e o bem estar da comunidade onde atua.