Skip links

Bracell realiza ações em prol da conservação da água

Empresa mantém um cuidadoso trabalho voltado para a proteção de nascentes e corpos de água

O Dia Internacional da Água, comemorado em 22 de março, nos leva a refletir sobre a importância deste recurso natural imprescindível para a vida. Os pilares de sustentabilidade da Bracell estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS), nos quais a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos estão contemplados.

A Bracell mantém um cuidadoso trabalho voltado para a proteção de nascentes e corpos de água nas áreas em que realiza o plantio de eucalipto, além de recuperação de mata nativa de reserva legal e de Áreas de Preservação Permanente (APP), como forma de manter a regularidade e qualidade dos recursos hídricos.

Área de parceiro florestal da Bracell localizada em Brotas (SP). / Foto: Acervo Bracell

Marcos Feltrin, proprietário rural e parceiro florestal desde 2019 tem percebido como os cuidados que a Bracell tem com os mananciais tem feito a diferença. Ele conta que, antes do plantio do eucalipto em suas terras, a área era de pastagem, e houve uma degradação, principalmente nas minas de água. “Nestes três anos de parceria, já é possível notar a restauração dos mananciais de água na fazenda. Nesta propriedade temos várias nascentes e, agora, todas estão conservadas”, relata.


Marcos ainda explica que a parceria com a Bracell ainda vem proporcionando mais segurança em sua propriedade. “A ronda que é feita pelas equipes contribui para reduzir ocorrências de caça e pesca predatória, o que traz um grande ganho ao meio ambiente. Com a preservação das nascentes e das matas nativas, é possível avistar vários animais silvestres”, ressalta.


A Bracell dedica mais de 30% da base florestal na Bahia e em São Paulo à conservação, recuperação e preservação ambiental – áreas onde já foram registradas as presenças de mais de 1000 espécies da fauna e flora silvestres. Estes remanescentes são mantidos em trechos alternados com os plantios de eucalipto. As Áreas de Preservação Permanente (APP’s) são matas ciliares localizadas nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes que têm a função de proteger os cursos de água do assoreamento, evitando carreamento de solo para dentro dos rios, assim como os cílios protegem os nossos olhos.


O gerente de certificações e meio ambiente florestal da Bracell, João Carlos Augusti ressalta o compromisso da empresa com a sustentabilidade e na criação de valor partilhado na construção de parcerias duradouras, seja com seus parceiros, poder público e/ou comunidade. “Somos a maior e mais verde fábrica de celulose solúvel do mundo e a companhia tem como um de seus valores o respeito com o meio ambiente em toda sua cadeia produtiva. Neste sentido, nosso compromisso com o recurso hídrico presente nas áreas que atuamos é permanente”, destacou o gerente.


Quer saber mais? Acesse: https://youtu.be/vZ7X2Gr1BIw.