Skip links

Bracell se une à Plataforma Net Zero

Programa inédito do CEBDS tem como objetivo transformar as metas empresariais de neutralidade climática e apoiá-las na implementação da descarbonização

A Bracell reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e aderiu ao programa inédito do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável)que apoia a inclusão de ações climáticas nas empresas. A Plataforma Net Zero, que tem como parceria o WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), tem como objetivo transformar as metas empresariais de neutralidade climática em realidade, por meio do apoio prático à implementação de processos de descarbonização. 

Corredores ecológicos e mosaicos florestais. / Foto: Acervo Bracell.

A iniciativa está alinhada com a estratégia de negócio da Bracell, que visa reforçar a importância das boas práticas de sustentabilidade. Desde 2021, a companhia é associada ao CEBDS, e já aderiu as nove metas do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, que enfatiza a importância da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para a sociedade, bem como o papel fundamental que as empresas podem desempenhar em sua conservação e uso sustentável.

“Adotar práticas que potencializam os impactos positivos a favor do clima, solo, da água e da biodiversidade são prioridades para a Bracell. Somos uma empresa que nasceu no ritmo da sustentabilidade e possui ações consistentes e inovadoras que asseguram um futuro melhor para o nosso país. Por isso, fazer parte de mais este movimento nos dá a oportunidade de irmos além da nossa cadeia valor”, esclarece João Augusti, Gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell SP.

A Plataforma Net Zero ajudará a acelerar ações climáticas em todas as esferas que influenciam a capacidade de empresas de reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), dentro das empresas em si, nas cadeias de valor, nas políticas públicas nacionais e nos padrões net zero internacionais. Uma das próximas ações do programa será trazer ao Brasil uma ferramenta guia de descarbonização chamada Climate Drive, que reúne todas as orientações necessárias para que as empresas implantem as melhores soluções disponíveis globalmente para reduzir as próprias emissões. A plataforma passa a ser uma peça importante na estratégia do setor privado de combate ao aquecimento global.

A fábrica da Bracell localizada em Lençóis Paulista é pioneira em substituir o uso de gás natural e óleo combustível nos fornos de cal pelo biogás proveniente do processamento de resíduos de madeira, o que contribui tanto para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quanto para evitar a geração de resíduos sólidos, dentro do conceito de economia circular. A companhia já realiza um intenso trabalho a favor do meio ambiente e, com relação as contribuições climáticas, sequestrou mais carbono do que emitiu, retirando 5.334.303,201 tCO²e da atmosfera por meio de suas operações.

Colaborador da Bracell planta muda em área de preservação. / Foto: Acervo Bracell

Além disso, a Bracell possui outras iniciativas sustentáveis, como a maior e mais limpa caldeira de recuperação química do mundo, que gera energia a partir de subprodutos da madeira como a biomassa de eucalipto e licor negro,

e conta também com um projeto sustentável para o uso consciente da água com o tratamento de efluente em três fases que se tornou a primeira do setor de celulose no estado de São Paulo a adotar esta medida, além de realizar o monitoramento da fauna e flora, que ao longo dos últimos 15 anos, a Bracell foi responsável por monitorar mais de 600 espécies de fauna e flora em São Paulo e 991 espécies de fauna e flora na Bahia, em áreas de Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. No último monitoramento, foi possível observar mais de 40 espécies ameaçadas de extinção vivendo em áreas florestais protegidas da Bracell.