Skip links

Empresa abre as portas para gestores municipais de educação

Os olhos atentos, as diversas perguntas, a atenção a cada detalhe apresentado e as fotos com os celulares deixaram claro: foi um sucesso a visita de quase 40 gestores e equipes técnicas de educação de Alagoinhas, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Itanagra à Bracell, no Polo Industrial de Camaçari, no último dia 29. Sem esconder que, na maioria das vezes, eles não tinham uma imagem muito positiva dos cultivos de eucalipto, os visitantes chegaram ao fim do dia com uma percepção clara de que a atividade florestal é uma necessidade e pode sim ser realizada de modo sustentável, agregando benefícios sociais, econômicos e ambientais.

A turma conheceu a fábrica, no Polo Industrial de Camaçari, onde assistiu a uma apresentação institucional feita por Gleison Rezende, especialista em Comunicação Corporativa. Depois de um tour panorâmico pela unidade, os visitantes seguiram para o Setec (Setor Técnico), na Fazenda Salgado, em Inhambupe, onde Jacyr Mesquita, especialista Florestal, compartilhou informações que deixaram os visitantes admirados com a sustentabilidade nos processos da empresa.

“É importante sabermos como dialogar com nosso público de interesse e de maneiras diferentes. O educador é um formador de opinião e, por meio dele, podemos disseminar as informações sobre o nosso negócio”, declara Ana Paula de Matos, analista de Responsabilidade Social.

Segundo ela, a visita teve como propósito desmistificar todos os mitos sobre o eucalipto e nossos processos, possibilitando que os participantes conheçam de forma mais aprofundada as boas práticas da empresa, bem como o manejo florestal e os benefícios que o eucalipto e as florestas plantadas trazem para o meio ambiente, para a região e para as pessoas.

Gessia Marques, diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Entre Rios, descreveu a experiência como magnífica: “A Bracell nos proporcionou um dia bastante produtivo e de reflexões. Nesta visita, pudemos perceber que ainda temos que desmitificar o eucalipto e é muito importante transmitir esse conhecimento para nossos alunos”.

Jardiel Alarcon, secretário de Educação de Inhambupe, reforçou a necessidade de levar esse conhecimento para as escolas: “A experiência foi fantástica. Entendemos a importância do eucalipto para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos locais onde a empresa atua e para o desenvolvimento sustentável da região. Pretendemos socializar todo esse conteúdo com a rede de Educação, professores, alunos e comunidades escolares”, complementou o gestor.

“Após a visita, entendi que a Bracell planta eucalipto para todos nós. Se não houvesse a plantação renovável de eucalipto, as matas nativas seriam desmatadas e não teríamos produtos presentes em nosso dia a dia”, comenta a educadora Helena Cristina Cruz dos Santos, de Esplanada.

Formação Continuada

Realizado pela Bracell, o projeto Formação Continuada promove a qualificação pedagógica de professores da Educação Infantil e Fundamental I, de classes multisseriadas, do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de toda a rede pública de Educação de Alagoinhas, Araçás, Cardeal da Silva, Conde, Esplanada, Entre Rios, Inhambupe e Itanagra. O projeto colabora com a implantação de uma política pública de formação continuada vinculada às práticas profissionais dos educadores e à gestão da aprendizagem dos estudantes destes municípios.

“O Projeto Formação Continuada integra o programa corporativo Educar com Você, que é o maior investimento social da Bracell”, diz Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e de Responsabilidade Social da Bracell. Segundo ela, o projeto alcança 404 escolas, em sete municípios. Por meio dele, já foram qualificados 1.239 professores, 128 coordenadores pedagógicos, 150 diretores escolares e 70 equipes técnicas. Estes profissionais atuam diretamente na formação de 25 mil alunos da região. Para condução do projeto, a Bracell contratou o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).