Skip links

Estudantes baianos visitam a Bienal do Livro da Bahia

Os alunos, acompanhados dos professores, puderam ainda ampliar o conhecimento sobre a natureza durante passeio pela exposição “Floresta Sempre Viva”

Estudantes da rede pública de ensino das cidades de Alagoinhas, Entre Rios e Inhambupe, no litoral norte e agreste da Bahia, puderam nesta sexta-feira, 11, realizar um sonho: conhecer de perto autores e obras literárias de diversos gêneros durante a Bienal do Livro da Bahia 2022, que acontece no Centro de Convenções de Salvador. “Estou muito feliz de estar aqui. É um sonho realizado”, afirmou Fernanda Oliveira, 15 anos, que estuda no Colégio Municipal de Alagoinhas.

Além dos jovens, 13 professores acompanharam os estudantes. / Foto: Acervo Bracell.

Ela e outros 25 alunos dos três municípios percorreram os estandes do evento e visitaram a exposição “Floresta Sempre Viva”, baseada no livro fotográfico de mesmo nome idealizado pela Bracell. “Está sendo muito incrível, porque essa oportunidade ajuda a abrir mais nossos olhos para o conhecimento”, pontua ela, que foi uma das selecionadas do “Concurso de Fotografia Bracell Social”, que estimulou a participação dos estudantes por meio da produção de fotos e textos sobre o tema “Floresta é vida: a importância da proteção do meio ambiente para nossa sobrevivência”.

Marcelo Vitor dos Santos, 15 anos, da Escola Monteiro Lobato, na cidade de Entre Rios, também destaca a importância da seleção e de estar na Bienal: “Participar do concurso foi uma honra. E a Bracell proporcionar a vinda a este evento, como prêmio, foi ótimo, uma vez que essa iniciativa ajuda a estimular a leitura e o cuidado com a natureza”.

A Bienal, que conta com o apoio da Bracell, seguirá até a próxima terça-feira, 15. / Foto: Acervo Bracell.

Além dos jovens, 13 professores acompanharam os estudantes. Um deles foi Carlos Darlan Souza, que leciona língua inglesa na Escola Municipal Doutor Luís Coelho, em Inhambupe. “Essa experiência com a natureza, por meio do concurso e da exposição, e com o conhecimento literário é fundamental para o ser humano. Além disso, foi enriquecedora a presença dos alunos na Bienal. Eles estão empolgados. Esta visita é uma atividade que servirá para hoje e para o resto da vida deles”.   

A Bienal, que conta com o apoio da Bracell, seguirá até a próxima terça-feira, 15. Durante o período, o público poderá visitar a exposição “Floresta Sempre Viva”, que mostra flagrantes da fauna e flora silvestres da mata nativa integrante das áreas da Bracell, evidenciando a importância das iniciativas de preservação ambiental da empresa na Bahia. A partir deste sábado, 12, os visitantes poderão ainda trocar pacotes de leite em pó (800g) por um livro “Floresta Sempre Viva”. Ao total, 150 exemplares serão disponibilizados para essa ação e o produto arrecadado será doado a instituições.

Alunos se divertem durante a Bienal do Livro da Bahia. / Foto: Acervo Bracell.

“A ação de levar os estudantes para a Bienal do Livro da Bahia é um importante estímulo para aproximar esses alunos ainda mais da leitura, ampliando, assim, o conhecimento deles deste universo tão necessário para a construção de cidadãos mais conscientes. Além disso, o concurso do Bracell Social serviu para mostrar, com um enfoque mais artístico, a relevância da preservação ambiental para os alunos”, afirma Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell.