Skip links

Exposição leva ‘Floresta Sempre Viva’ para dentro do Shopping da Bahia

Projeto coloca público em experiências sensoriais com fauna e flora da Mata Atlântica

Imagine sentir um pouquinho da magia da mata atlântica sem sair de Salvador. É isso o que a exposição “Floresta Sempre Viva” vai proporcionar ao público, de 4 a 18 de outubro, no Shopping da Bahia, em Salvador. A mostra reúne mais de 30 painéis com fotos, vídeos, aromas e sons da fauna, flora e cursos d’água captados nas áreas de conservação ambiental da Bracell no litoral norte do estado.

A exposição pode ser visitada na Praça Mãe Menininha do Gantois, no piso L3 do Shopping da Bahia, no horário de funcionamento do empreendimento. / Foto: Acervo Bracell.

Além do material audiovisual e de realidade aumentada, a exposição conta com mudas de plantas nativas, peças de artesanato confeccionadas de modo sustentável e equipamentos utilizados pelos brigadistas do Programa Amigos da Floresta no combate a focos de incêndio nas áreas de preservação ambiental da empresa. Dentre estas áreas está a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, a maior do gênero do litoral norte, com 1.377 hectares de Mata Atlântica, entre os municípios de Entre Rios e Itanagra. Além da Lontra, a empresa possui outras três RPPNs: a Japurá e a Falcão, em Esplanada, e a Pedra de São José, em Mata de São João.

A mostra reúne mais de 30 painéis com fotos, vídeos, aromas e sons da fauna, flora e cursos d’água captados nas áreas de conservação ambiental da Bracell no litoral norte do estado. / Foto: Acervo Bracell.

A mostra é originada do livro de mesmo nome disponível no site www.florestasempreviva.com.br. Os registros foram produzidos por Igor Macedo, Gleison Rezende, Lucas Passos, Emer Paz e Uendel Galter. Há ainda painéis com imagens de aves raras feitas por Ronaldo Lopes Oliveira, fotógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Outros destaques são as peças do acervo do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), como registros de pegadas de animais monitorados nas áreas de conservação da companhia de celulose na Bahia.

A exposição pode ser visitada na Praça Mãe Menininha do Gantois, no piso L3 do Shopping da Bahia, no horário de funcionamento do empreendimento.