Skip links

Viveiro na BA supera números na produção de mudas e bate recorde

Localizada em Inhambupe, a estrutura recebeu investimento de R$ 15 milhões para aprimorar a atividade em 2020. Desde então, vem batendo recorde de produção

Um novo recorde de produção foi alcançado pelo Viveiro Salgado, pertencente à Bracell na Bahia, em abril deste ano: o aproveitamento de 82% na produção de mudas de eucalipto. O recorde, que supera a média do setor (de cerca de 70%), foi atingido sete meses depois de o mesmo local ter batido a margem de aproveitamento de 79%, em outubro de 2021. Reinaugurado em 2020, o viveiro, em Inhambupe, recebeu investimentos na ordem de R$ 15 milhões, o que resultou no aprimoramento contínuo do time no processo de melhoria de manejo e a sinergia com outras áreas, como a Silvicultura e o Setor Técnico (Setec).

O índice foi atingido em abril para as mudas produzidas a partir de janeiro, uma vez que o fluxo de produção varia de 90 a 120 dias. “Isso significa que as mudas produzidas na unidade apresentaram as características ideais para cultivo e, portanto, foram levadas ao campo para plantio. A média de mercado, em outros viveiros de referência no Brasil, é de 70% de aproveitamento”, pontua Altair Negrello Júnior, gerente sênior Florestal da Bracell. As mudas geradas em solo baiano foram destinadas aos plantios da empresa na Bahia, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. “Estamos levando nossa expertise para além do estado da Bahia”, completa.

A foto mostra um colaborador da Bracell com camisa bege e boné azul irrigando mudas no viveiro que bateu recorde de produção
Colaborador da Bracell irrigando mudas no viveiro. / Foto: Acervo Bracell

Antes de uma primeira reforma na estrutura, concluída em 2016, o aproveitamento final era de 45%. “Desde então, fizemos diversas melhorias e hoje temos um aproveitamento final médio de 77%, sendo que atingimos em um mês a marca de 82%”, explica Maurício Prieto, gerente de Viveiros.

“Aumentamos também a produção que, inicialmente, era de 6 milhões de mudas ao ano, e chegamos a 13 milhões. A expectativa é chegar a 15 milhões em 2023”, antecipa. Ainda segundo Prieto, a forte interação das equipes do Viveiro e de Pesquisa e Desenvolvimento Florestal contribui para o bom desempenho da produção.

No Viveiro Salgado, são produzidos sete clones especialmente destinados ao desenvolvimento de árvores de alto desempenho para a extração de celulose especial. De acordo com ele, 85% deles foram desenvolvidos pela própria equipe da Bracell e 15% adquiridos no mercado. “Apesar do foco principal em nossa própria demanda, estamos atendendo também ao mercado local em prol do desenvolvimento de pequenos produtores da nossa região”, destaca o gerente.

A foto mostra um colaborador da Bracell com camisa bege e boné azul segurando uma caixa de mudas no viveiro que bateu recorde de produção
Colaborador da Bracell segurando caixa de mudas no viveiro. / Foto: Acervo Bracell

Ele explica que um dos destaques do viveiro para o recorde de produção é o sistema de irrigação personalizado para as condições do ambiente local. “Com isso, alinhados aos bons rendimentos, devemos reduzir, já neste ano, 20% do consumo de água por muda produzida”, diz.

Prieto informa ainda que, além de interfaces automatizadas, a unidade conta com um sistema de inventário com suporte de aplicativo que fornece informações precisas sobre a qualidade das mudas. “O fato de produzirmos mudas para a Bracell SP faz com que nosso pessoal permaneça trabalhando o ano todo. Com isso, evoluímos em pontos que requerem mais tempo e aperfeiçoamos nossa prática de produção atuando em detalhes antes impossíveis devido ao turnover”, explica. O turnover, no caso, devia-se ao fato de a empresa não plantar na Bahia durante o verão, o que obrigava à redução temporária do quadro de pessoal.