Skip links

Reserva na Bahia tem título de Posto Avançado renovado pela RBMA

Pertencente à Bracell, a RPPN Lontra é a maior unidade deste gênero do litoral norte do estado, com uma área equivalente a 1.377 campos de futebol

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, que fica entre os municípios baianos de Entre Rios e Itanagra, teve o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) renovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título – reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Programa Homem e a Biosfera (MAB, na sigla em inglês) – representa um reconhecimento internacional das áreas naturais mais importantes do planeta, sendo locais de excelência para trabalhos de pesquisa científica, experimentação e promoção da conservação e do desenvolvimento sustentável regional no bioma de Mata Atlântica.

Pertencente à Bracell, a RPPN Lontra, que recebeu o primeiro reconhecimento em 2018, é a maior unidade deste gênero do litoral norte da Bahia, com 1.377 hectares, o que equivale a 1.377 campos de futebol. / Foto: Acervo Bracell.

Pertencente à Bracell, a RPPN Lontra, que recebeu o primeiro reconhecimento em 2018, é a maior unidade deste gênero do litoral norte da Bahia, com 1.377 hectares, o que equivale a 1.377 campos de futebol. A área – que abriga 378 espécies da flora silvestre, 264 espécies de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobras e lagartos e 38 de mamíferos – é uma verdadeira fonte de dados para pesquisas da fauna e flora silvestres, uma vez que já foram identificadas, neste local, diversas espécies de animais e plantas raras e ameaçadas de extinção, como a surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta), que é a maior serpente peçonhenta das Américas, e a palmeira-juçara (Euterpe edulis).

De acordo com Meryellen Oliveira, gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell BA, “a renovação do título de Posto Avançado da RBMA é muito importante para a empresa, pois mostra que seus esforços e os trabalhos desenvolvidos estão nos levando ao caminho certo na contribuição da preservação da Mata Atlântica”.

Ela destaca ainda que a Lontra é certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) pelo Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), assim como o Projeto Cachoeira, em Entre Rios, e o Projeto Sergipe, em Jandaíra, ambas pertinentes à campanha, que possui ainda outras três RPPNs: a Japurá e a Falcão, em Esplanada, e a Pedra de São José, em Mata de São João.