Skip links

Tecnologia e manejo em benefício das florestas

(*) Por João Carlos Augusti e Meryellen Baldim de Oliveira

O Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho, convida-nos a refletir como esse importante elemento do planeta é fundamental para a manutenção da fauna, flora, água e também das nossas vidas. O território brasileiro está entre os cinco países com maior área florestal do mundo. Entretanto, quando avaliamos a cobertura florestal relativa, que considera a porcentagem de florestas no território brasileiro, o país figura na 31ª posição, segundo dados da Global Change Data Lab, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido (ourworldindata.org).

Floresta plantada de eucalipto encontra mata nativa nas áreas da Bracell
Floresta plantada de eucalipto encontra mata nativa nas áreas da Bracell

Discutir a conservação e a perenidade de nossas florestas é de suma importância. Por um lado, medidas e leis são debatidas na esfera federal para a restauração e proteção de áreas nativas, como a Amazônia, mas é também importante ressaltar o trabalho da iniciativa privada neste debate.

Empresas como a Bracell, que cultivam eucalipto para extrair a celulose, sua principal matéria-prima, têm dado a sua parcela de contribuição quando o assunto é preservação e sustentabilidade. De toda a sua área plantada, mais de 30% são áreas de preservação, tanto na Bahia quanto em São Paulo, distribuídas em 143 municípios de atuação da empresa, recuperando e protegendo reservas e corredores florestais fundamentais para a conservação da natureza e a manutenção dos serviços ecossistêmicos nela presentes.

Como destaques, na Bahia, a companhia é proprietária da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, maior unidade de conservação deste gênero do Litoral Norte, com 1.377 hectares de Mata Atlântica. Em São Paulo, a Bracell conta com duas Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), contribuindo também para a proteção da biodiversidade da Mata Atlântica e do Cerrado.

Gavião-miúdo (Accipiter striatus) nas áreas de preservação ambiental da Bracell
Gavião-miúdo (Accipiter striatus) nas áreas de preservação ambiental da Bracell

Florestas plantadas proporcionam importantes benefícios para o meio ambiente e para as pessoas. Nossa atuação florestal preconiza o cultivo mínimo do solo e o plantio em mosaico com florestas nativas, permitindo ampliar sequestro e o estoque de carbono e possibilitando a regulação dos recursos hídricos e do clima. A manutenção dos resíduos pós-colheita no solo (cascas, ramos e folhas) permitem a preservação dos nutrientes e a proteção contra erosão, enquanto o manejo integrado de pragas e doenças reduz cada vez mais a utilização de produtos químicos no manejo florestal. Estas boas práticas são compartilhadas com os produtores rurais que participam do programa de Parceria Florestal da Bracell.

Importante ressaltar que o plantio em mosaico merece destaque neste processo, uma vez que a estrutura florestal funciona como um corredor ecológico protegendo a fauna, privilegiando a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e as paisagens para, com isso, maximizar o impacto ambiental positivo em nosso manejo florestal.

Desta forma, à luz do Dia de Proteção às Florestas, fica cada vez mais latente que preservar florestas, sejam elas nativas ou plantadas, é bom para o meio ambiente mas, acima de tudo, traz incontáveis benefícios para as comunidades de hoje e para as gerações futuras.

Vista aérea de um mosaico florestal nas áreas da Bracell na Bahia
Vista aérea de um mosaico florestal nas áreas da Bracell na Bahia

João Carlos Augusti é gerente de Certificação Florestal e Ambiental da Bracell/SP. Graduado em Engenharia Florestal pela USP, possui MBA em Administração de Negócios e Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Análise Financeira de Projetos pela FGV. Tem vasta experiência nas frentes de gestão ambiental, social, qualidade e governança, além de expertise em projetos e certificações de processos industriais e florestais.

Meryellen Baldim de Oliveira é Coordenadora de Meio Ambiente e Certificação da Bracell/BA. Graduada em Engenharia Florestal pela UFMT, possui Especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Fundação Oswaldo Cruz, com mais de 15 anos de experiência em gestão e licenciamento ambiental e processos de certificações ambientais.