Skip links

Voluntários da Brigada de Incêndio mobilizados pela limpeza do óleo nas praias

Há uma semana, brigadistas da Segurança Patrimonial da Bracell integram as equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no trabalho de retirada do petróleo cru que contamina as praias do litoral norte do estado há quase dois meses. Os voluntários já ajudaram a recolher, até agora, cerca de 12 toneladas do resíduo nas areias de Busca Vida, Praia do Forte e Imbassaí. O derramamento atinge diversas praias de nove estados do Nordeste. Além da equipe para auxiliar na operação, a Bracell doou 600 equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, perneiras, botas, bonés árabes, óculos de segurança e protetor solar para as equipes.

Douglas Pithon, gerente de Segurança Patrimonial da Bracell, destaca que o trabalho é árduo. “Quando as manchas são pequenas placas, dá para enrolar e ensacar, porém quando ficam espalhadas, é preciso peneirar a areia”, diz. O soldado bombeiro militar Almeida Júnior elogiou a iniciativa da Bracell. “Esta integração nos deu mais força para trabalhar na limpeza, visto que as áreas afetadas são muito grandes. Considerando a proporção e o impacto ambiental desse desastre, que afetou mangues, areias e praias, a parceria com a Bracell veio somar esforços para esse combate”, diz Júnior.

No dia 28/10, o trabalho ganhou o suporte de dois operadores de drone da Bracell que estão auxiliando na identificação de focos de petróleo nas águas. Mas a má notícia é as manchas de óleo continuam a aparecer. “É como enxugar gelo. As equipes recolhem hoje e amanhã aparece mais. A praia de Itacimirim mesmo, que estava limpa, agora está tomada de óleo”, lamenta Douglas. Segundo ele, comunidades de pescadores, como a de Siribinha, no Conde, estão sofrendo há uma semana sem poder pescar. E, em breve, se a situação não for resolvida, o turismo sofrerá impactos ainda maiores, considerando a aproximação do verão, quando milhares de turistas vêm para o litoral norte da Bahia.

“Realizar essa operação está sendo muito gratificante, pois a preservação da natureza e das nossas praias é uma missão muito nobre e não tem preço. Procuramos sempre fazer o diferencial e dar o nosso melhor”, diz o brigadista José Carlos Júnior.