Iniciativas realizadas pelo Programa Mãos Dadas engajam os colaboradores a participarem de diversas ações em prol da cidadania e da solidariedade
Práticas voluntárias na construção de comunidades mais solidárias e colaborativas. A Bracell, por meio do programa de voluntariado Mãos Dadas, atua desde 2017 junto aos colaboradores para a promoção do exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social, com ações que estimulam o engajamento e a solidariedade. Desta forma, a companhia acredita que contribui no desenvolvimento mais sustentável das comunidades vizinhas às operações da empresa.
“Sou muito feliz em participar do trabalho voluntário e fazer a diferença na vida das pessoas. Isso fortalece a gente, mas também a pessoa que está recebendo a ação com bem-estar e alegria. Sou muito realizada e desperta um sentimento de amor ao próximo” diz Renilda Reis, colaboradora da Segurança Patrimonial da unidade Florestal na Bahia.
O programa teve início na unidade da Bahia em 2017 e, desde 2023, passou a ser realizado também em São Paulo. No ano passado, o Mãos Dadas mobilizou mais de 4.500 colaboradores voluntários nas duas unidades, contemplando escritórios administrativos, unidades florestais, operacionais, centros de distribuição e logística.
“Temos muito orgulho de reconhecer os(as) nossos(as) voluntários(as). A empresa tem como um valor que só é bom para a Bracell se for bom para a comunidade e o Mãos Dadas é um exemplo concreto, onde temos pessoas engajadas em diversas áreas e iniciativas voluntárias, contribuindo na transformação positiva das comunidades”, reforça Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo.
Mais de 7.000 pessoas já foram impactadas em iniciativas como: Founder’s Day, doação de sangue, campanha do agasalho, semana do meio ambiente, melhorias na infraestrutura da associação comunitária de Lamarão do Passé (BA) e campanhas da páscoa, entre outras.
Cintia Machado Liberato de Mattos, gerente de Comunicação e de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell na Bahia, ressalta ainda como a atuação voluntária dos colaboradores pode contribuir para uma mudança social. “Ser voluntário é ser agente de transformação! Muitas vezes as pessoas acreditam que precisam de algo grandioso para fazer parte desta causa, mas a vontade de compartilhar aquilo que se tem ou que se sabe, pode colaborar muito e de forma positiva na construção de um mundo melhor”, finalizou.