Programa Formação Profissional em parceria com o Senai levou cursos gratuitos a jovens de 16 a 29 anos
O Programa Formação Profissional da Bracell, realizado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e apoio das Prefeituras Municipais, impactou diretamente a vida de 695 jovens e adultos em 22 municípios do interior do estado de São Paulo. O projeto teve início em 2023 e foi desenvolvido para promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais, por meio de cursos gratuitos à população em diversas áreas de conhecimento.
As formações com carga horária de até 80 horas, abordaram temas variados como alimentos (produção de confeitaria, fabricação de salgados, doces e bolo no pote), vestuário (técnicas de costura para tecido plano), automotiva (polimento automotivo) eletroeletrônica (auxiliar de eletricista) e tecnologia da informação (inclusão digital).
“Participei do curso de Sobremesas e Bolos no Pote. Com os conhecimentos adquiridos, apliquei em minhas vendas e tive aumento no faturamento. É muito importante essa capacitação para a geração de renda”, destaca Elaine Bernardo da Silva Oliveira, residente do assentamento Zumbi dos Palmares, da cidade de Iaras.
O programa atendeu, prioritariamente, jovens com idades entre 16 e 29 anos que estavam fora do mercado de trabalho e/ou que buscavam uma qualificação profissional para aumentar suas chances de empregabilidade.
Para a gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo, Mouana Sioufi, o Programa reflete o compromisso da empresa com as comunidades onde atua, levando oportunidades de capacitação. “Relatos como o da Elaine nos deixa muito felizes. A Bracell, por meio do Bracell Social, tem como um de seus objetivos fortalecer grupos produtivos, contribuindo com o fortalecimento da economia local. Para isso, promovemos espaços de aprendizagem que enfatizam a liderança, o protagonismo e a geração de trabalho e renda”, comentou Mouana.
Os cursos foram realizados em parceria com as prefeituras municipais e em colaboração com o Senai, utilizando o conhecimento técnico da escola e as unidades móveis de aprendizagem. Os 22 municípios beneficiados incluem as cidades de: Bauru, Cafelândia, Gália, Guarantã, Iacanga, Júlio Mesquita, Agudos, Bocaina, Borebi, Botucatu, Cabrália Paulista, Fernão, Garça, Getulina, Iaras, Itatinga, Lins, Paulistânia, Pirajuí, Piratininga, Reginópolis e Capão Bonito, refletindo a abrangência e o impacto do programa em diferentes regiões do estado.
A conclusão do projeto em 2024 marca um passo importante para o fortalecimento das comunidades locais e a criação de novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento para os jovens que participaram do programa.